segunda-feira, 25 de julho de 2016

SOMOS PERVERSOS?




“Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo;” Hebreus 3:12-12

Estava lendo esse texto e me deparei com uma outra visão, totalmente nova a respeito do entendimento dele - A palavra de Deus é realmente viva e eficaz não é mesmo?! Sempre me encanto – A palavra “perverso” no senso comum tem significado de algo ruim, mal, de essência cruel. O que você entende por perverso? Eu entendia isso, mas, para a psicologia, perversa é aquela pessoa que não consegue ser ela mesma, é alguém que veste um papel que não lhe pertence para ser aceito ou fazer parte de algum meio. Então, o “bad boy”, a “patricinha”, a “esnobe”, o “misterioso”, o “conselheiro”, e por aí vai... Não importando manipular alguma situação para chegar a seu objetivo. Segundo Alex Barbosa, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí:

 “A palavra “perversão” deriva do verbo latino pervertere, resulta de “per” + “vertere” (quer dizer: pôr às avessas, desviar.), o que significa tornar-se perverso, desmoralizar, corromper, depravar, ou seja, designa o ato de o sujeito perturbar a ordem ou o estado natural das coisas.”
(Fonte:https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/um-estudo-sobre-o-conceito-de-perversao © Psicologado.com)


Com essa nova percepção da palavra, observo que o autor de Hebreus nos alerta para não nos afastarmos da essência do nosso coração, para não transformarmos nosso coração no que ele não é, não darmos a ele um papel ao qual não lhe pertence, incredulidade; nossa essência é crer e no Deus vivo, se dermos vasão a perversidade de nosso coração, acabamos atribuir-lhe papeis que nos levam a afastar-nos dessa essência.

Hoje nos deparamos com incontáveis pessoas incrédulas no nosso caminho, muitas vezes nós mesmos somos, isso talvez seja por conta de tantas decepções que sofremos, tantas vezes que confiamos e fomos passados pra trás. O que esquecemos é que, quando nos entregamos ao Senhor, Ele nunca nos decepciona. De certo que algumas coisas que queremos Ele não fará, outras não fará no nosso tempo, mas isso se dá simplesmente porque Ele sabe (sem sombra de dúvidas) o que é melhor pra nós, e se entregamos nosso caminho a Ele, Ele se responsabiliza por fazer o restante.
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” Salmos 37:5-5

Acontece que colocamos as pessoas no mesmo pacote que Deus, deixamos de acreditar nas pessoas e acabamos por deixar de acreditar em Deus. Não funciona assim, se existem pessoas confiáveis e não confiáveis (não podemos colocar o ser humano como um todo no mesmo pacote daqueles sujeitos que nos feriram), como podemos achar que porque nos deparamos na nossa jornada com pessoas ruins, Deus também é digno de ser esquecido ou desacreditado? Nada disso! Precisamos refletir: Vamos dar vazão a perversidade de nosso coração? Vamos nos vestir de algo que não somos e deixar de acreditar no Deus vivo? 

Deixo pra vocês esses versículos para que os ajudem a refletir e se deleitar nesse Deus maravilhoso

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Salmos 23:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário